Introdução ao conceito de ligações químicas

 A química estuda as substâncias e suas transformações químicas. Essas substâncias (formadas por átomos de elementos químicos) e podem ser puras ou misturas de substâncias puras.  

 Os elementos químicos são representados por símbolos e reunidos de forma bem organizada na tabela periódica.    

Representação de Lewis

 Os átomos dos elementos químicos unem-se por ligações químicas e formam substâncias químicas. Mas não podemos ver essas ligações, por isso Lewis desenvolveu uma Representação mostrando essa interação – ligação entre os elementos químicos – a Representação de Lewis  e por Fórmulas químicas.  
fórmula estrutural Outras formas de representar as ligações químicas existem como a visualização em estruturas em 3D utilizando programas de computador, e modelos moleculares (semelhante a jogos de montar) outros podem ser adaptados para a realidade financeira do aluno/escola. Como o quebra-cabeça das ligações químicas
Representação de uma ligação iônica Al2O3   Representação de uma ligação covalente CH4

Os elementos organizados na tabela possuem uma regularidade que pode ser vista no comportamento da camada de valência dos elementos, o que não acontece com todos os elementos da tabela periódica, como com os elementos da família A, utilizaremos a tabela de eletrovalência (abaixo) para prever o comportamento dos elementos em uma ligação:  

Famílias/grupos

1A

2A

3A

4A

5A

6A

7A

Valores de eletrovalência

+1

+2

+3

±4

-3

-2

-1

N° de elétrons na camada de valência

1

2

3

4

5

6

7

N° de ligações que os elementos podem realizar segundo a Regra do Octeto.

1

2

3

4

3

2

1

                                                                       

Índice